Hoje, dia 1º de maio, a tarifa do transporte coletivo urbano, em Petrópolis, permanece sendo praticada normalmente. O Setranspetro ressalta que a tarifa zero é uma prática que, nesta data, não acontece há muitos anos e, inclusive, não aconteceu em todos os anos, por se tratar de um assunto que deve ser discutido com muita seriedade, responsabilidade e tempo, e não no fim da noite, na véspera do feriado, como foi proposto por uma vereadora.
O Setranspetro esclarece que o sistema está absolutamente disponível para discutir o assunto da tarifa do transporte coletivo, com a devida seriedade, atenção e transparência, com qualquer pessoa da sociedade.
O Setranspetro ainda destaca que qualquer tipo de alteração tarifária deve ser acompanhada de tempo hábil para preparar qualquer sistema. A gratuidade no dia 1 de maio, inclusive, não é uma prática que costuma acontecer em vários outros municípios.
Por fim, o Setranspetro esclarece que, qualquer gratuidade praticada é necessariamente paga pelo passageiro pagante, com exceção dos estudantes da rede municipal, que são custeados pelo vale-educação.
Veja também: