Edição anterior (3872):
sexta-feira, 16 de maio de 2025


Capa 3872

Teatro: FETEPE será realizado neste fim de semana em Petrópolis

Teatro: FETEPE será realizado neste fim de semana em Petrópolis Programação gratuita contará com cenas curtas, oficinas e rodas de conversa

No sábado e domingo, dias 17 e 18 de maio, a partir das 15h e 16h, respectivamente, será realizada a 3ª edição da Festa Teatro Petrópolis (FETEPE), no Teatro Afonso Arinos, Centro de Cultura Raul de Leoni, com entrada franca. O projeto foi selecionado no chamamento público municipal de fomento a projetos culturais.

O FETEPE é formado por produtores, artistas e técnicos petropolitanos com o objetivo de manter o  teatro como  potente lugar de encontro e reflexão sobre as questões relevantes para a sociedade. Esta edição foca em acessibilidade, inclusão e diversidade, abordando temas como etarismo, misoginia, racismo, homofobia, inserção de PCDs, entre outros. O evento terá  apresentações de curtas e rodas de conversa, além de oficinas voltadas para a terceira idade, estudantes da rede pública e do Teatro do Oprimido.

Para os coordenadores, Pedro Fernandes e Marcia Ganem, o FETEPE se propõe, por meio do teatro, a impactar público e artistas envolvidos. “A gente acredita no poder transformador do teatro e na sua capacidade de gerar empatia a tudo que nos é diferente e distante. Por isso, investimos nas cenas profissionais com temas controvertidos e nas oficinas diversificadas como fomento de público e pluralidade de vivências, para enriquecer a experiência teatral”, declara Marcia.

0 FETEPE é uma realização coletiva de Pedro Fernandes, MC Ganem, Acervo Cultural, Espiral Valente e MomaZé, com patrocínio da PNAB e apoio da Prefeitura de Petrópolis.

Serviço:

Festa Teatro Petrópolis FETEPE

Programação:

Sábado - 17 de maio de 2025

16h - Apresentação das Cenas da Oficinas.

- “Mistura Real”, com o grupo Crianças Revoltadas, dos alunos do CIEP Cecília Meireles e direção de Flavia Miranda;

- “Tá faltando pano nessa roupa, querida!”, com o Grupo Esperançar Casa da Cidadania, com direção de Mariana Lopez;

- “Vocês vão pagar, não vão?”, com Jovens do Projeto Social C3 e direção de Marian Lopez.

17h - Debate, com as oficineiras, alunos e público.

19h - Apresentação das Cenas Profissionais.

Mestres performáticos: Felipe Batista, Jonas Raibolt e Marcos Retondar.

- “Mulheres de Barro e Tempestade”, com Ana Cecília Reis e supervisão cênica de  Ronaldo Ventura;

- “Na minha Pele”, com Cleô Fernandes e Leandra Lima;

- “O Teatro e o Tempo”, com Pita Cavalcanti e Sylvio Costa Filho.

20h30 às 21h30 - Debate com Ana Paula Santos, Lucas Ventura da Silva e Pai Pedro Nogueira.

Domingo - 18 de maio de 2025

15h - Apresentação do Coral dos Anjos, maestro Danilo Henriques, e das cenas.

- “Contando Histórias”, com Gabriel Cândido e Pedro Fernandes. Direção: Gabriel Cândido;

- “É preciso muito talento para envelhecer”, com grupo de mulheres da melhor idade e direção de Andrea Dutra.

16h15 - Debate com alunos, oficineiras e público.

18h30 - Apresentação das Cenas Curtas Profissionais.

Mestres performáticos: Felipe Batista, Jonas Raibolt e Marcos Retondar.

- “O som de antes”, com Carol Pitzer e direção Raquel Théo;

- “Desassombro”, com The Nasu e direção Fred Justen;

- “Multidão Fantasma”, com Gabriel Cândido e Renan Miranda.

19h35 às 20h30 - Debate com Karine Almeida e Júlia Casamasso.

Local: Teatro Afonso Arinos Centro de Cultura Raul de Leoni

Praça Visconde de Mauá, 305 - Centro, Petrópolis/RJ

Censura: 12 anos.

Entrada Franca.

Edição anterior (3872):
sexta-feira, 16 de maio de 2025


Capa 3872

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral