Edição anterior (4223):
quarta-feira, 01 de abril de 2026


Capa 4223

Teatro Imperial recebe Isabella Taviani, Nova Orquestra com Gabriel Gonti, Fábio Rabin e grandes atrações em abril

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com uma ampla programação cultural que reúne música, dança, cinema e teatro ao longo do mês de abril, o Teatro Imperial promete uma agenda diversa, que promete movimentar a cena artística de Petrópolis, ao longo dos próximos dias. Entre os destaques estão o show da cantora Isabella Taviani e a apresentação da Nova Orquestra com Gabriel Gonti, além dos stand-ups de Douglas Di Lima e Fábio Rabin, o espetáculo “Chico Xavier em Pessoa” e “Carmem”, da Companhia de Dança Thiago Soares.

No dia 2 de abril, (quinta-feira), dia de nascimento do médium brasileiro Chico Xavier, o ator Renato Prieto, apresenta a peça “Chico Xavier em Pessoa”, a partir das 20h. O texto traz uma experiência narrativa sobre a arte da escuta, escrito como se fosse uma sabatina, na qual o ícone brasileiro da doutrina espírita aceita a tarefa de responder perguntas cruciais para o entendimento das inquietações existencialistas de nosso tempo.

Dando sequência às atividades, no dia 04 de abril (sábado), o Cine Teatro Imperial exibe o filme "Marcelino Pão e Vinho", de Ladislao Vajda, às 17h. O filme, premiado com o grande prêmio no Festival de Cannes, retrata uma história contada em uma vila espanhola por um padre franciscano: um bebê deixado na porta do mosteiro e que, após várias tentativas frustradas de entregá-lo para adoção, acaba sendo cuidado e criado por doze frades da irmandade.

Ainda no sábado, excepcionalmente, a partir das 15h, o projeto Leiturinha que promove semanalmente contações de histórias, realiza uma edição especial de Páscoa. Desta vez, o livro escolhido foi “As Travessuras de Pedro Coelho", escrito por Beatrix Potter, com tradução e adaptação de Miguel Falabella. Ao longo do mês, o projeto ainda promove novas contações de história mediadas pela atriz e professora Chris Carvalho, nos domingos 12, 19 e 26 de abril, às 11h. A entrada é gratuita.

Para os apaixonados por música, Isabella Taviani apresenta no dia 11 de abril (sábado), às 20h, o novo show da turnê "Confissões (de Amor)". O espetáculo marca o lançamento do EP homônimo, que reafirma sua identidade confessional e autoral, e celebra o aguardado retorno da artista à circulação com banda, após alguns anos de shows em formato intimista, em voz e violão, quando comemorou mais de duas décadas de trajetória. No palco, as canções inéditas se entrelaçam a sucessos que marcaram sua trajetória e emocionam plateias há mais de vinte anos, como "Diga Sim Pra Mim", "Luxúria" e "A Canção que Faltava".

Já no domingo (12), a Nova Orquestra, primeira orquestra 100% pop do Brasil, apresenta um show dedicado ao repertório do grupo mineiro Skank, ao lado do cantor e compositor Gabriel Gonti, a partir das 19h. O repertório percorre alguns dos maiores sucessos da banda mineira, incluindo músicas como Garota Nacional, Sutilmente, Dois Rios, Balada do Amor Inabalável, Vou Deixar, Te Ver, Resposta, Saideira e É Uma Partida de Futebol, entre outras. A apresentação é gratuita e os ingressos devem ser retirados pela plataforma Ingresso Digital ou na bilheteria do Teatro Imperial.

Na dança, o dia 18 de abril (sábado), às 19h, marca a passagem do renomado bailarino Thiago Soares pela cidade. O coreógrafo e diretor artístico brasileiro, é conhecido mundialmente por sua trajetória singular do breakdance no Rio de Janeiro ao posto de primeiro bailarino do Royal Ballet de Londres. Sua carreira inspiradora, marcada por prêmios internacionais e atuações nos principais palcos do mundo, inspirou o filme "Um Lobo Entre os Cisnes". Em Petrópolis, a Companhia de Dança Thiago Soares apresenta “Carmem”, que nasce da música imortal de Georges Bizet e dialoga com o presente a partir de suas raízes ibéricas, atravessadas por uma brasilidade.

Já no dia 19 de abril (domingo), às 16h, será a vez de "Xingu", com direção de Cao Hamburguer, em homenagem ao Dia Nacional dos Povos Indígenas. A trama conta a história real dos irmãos Villas-Bôas, em sua jornada de desbravamento do Brasil. Eles entram em contato com aldeias indígenas, ajudando a defender a sua cultura e criando o Parque Nacional do Xingu.

No universo de ritmos e movimentos, a banda Serial Funkers convida o público para o show “Clássicos - O baile”, no dia 24 de abril às 22h. A proposta é transformar a plateia em pista de dança, em uma noite dedicada aos grandes sucessos que atravessaram décadas e seguem vivos na memória afetiva do público. Entre os hits, estão releituras cheias de personalidade, groove e presença de palco, de sucessos internacionais como “You Make Me Feel Brand New” (The Stylistics), “September” (Earth, Wind & Fire) e “Don’t Stop Till You Get Enough” (Michael Jackson), além de hinos da música brasileira como “Descobridor dos Sete Mares” (Tim Maia) e “Mas Que Nada” (Jorge Ben Jor).

A programação ainda promete um mergulho no universo literário, com mais uma edição do “Leia Mulheres Petrópolis”, no dia 23 de abril (quinta-feira), às 18h, com entrada gratuita. Desta vez, o livro que será trazido para o debate, é “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector. Publicada em 1977, a obra apresenta uma jovem nordestina que vive no Rio de Janeiro em condições precárias, atravessando a cidade sem deixar rastros,  quase sem história. Ao escolher como protagonista uma mulher pobre, migrante e invisibilizada, a autora  desloca o centro da narrativa e expõe os limites de um campo literário historicamente constituído a partir de vozes autorizadas.

Na comédia, Douglas di Lima retorna à Petrópolis com o show “Vida de Crente Casado”, no dia 25 de abril (sábado) , às 20h. Com seu estilo irreverente, observador e cheio de identificação, o comediante compartilha histórias e situações do cotidiano do casamento cristão, mostrando que amar também envolve paciência, diálogo, fé... e muito bom humor. No domingo (26), às 18h, é a vez de Fábio Rabin apresentar seu novo show de stand-up comedy, celebrando 20 anos de carreira e trazendo para o palco, as transformações que a vida traz e que nem sempre são bem-vindas. Os ingressos estão à venda pelo site https://ingressodigital.com/teatroimperial ou na bilheteria do Teatro.

Com realização da Natureza Produções, o Teatro Imperial é apresentado pela Enel Brasil e patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Em pouco mais de dois anos de trajetória, o espaço já recebeu mais de 90 mil pessoas e foi palco de grandes artistas nacionais e internacionais, como Andru Donalds, Mateus Solano, Maitê Proença, Marcelo Serrado, Vera Holtz, Fábio Porchat e Whindersson Nunes. O teatro também mantém projetos de incentivo cultural, como a Orquestra Teatro Imperial, o Leiturinha e o Cine Teatro Imperial.

Edição anterior (4223):
quarta-feira, 01 de abril de 2026


Capa 4223

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral