Edição anterior (3299):
domingo, 19 de novembro de 2023
Ed. 3299:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (3299): domingo, 19 de novembro de 2023

Ed.3299:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Teatro Imperial será inaugurado

 


 Ilustração Caio Sena

Jussara Madeira – especial para o Diário

O Teatro Imperial, novo nome do Teatro Santa Cecília, será inaugurado na próxima quarta-feira, dia 22 de novembro, após passar por reforma. A revitalização do espaço artístico foi uma proposta da Natureza Produções, com o patrocínio da Enel por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, sendo viabilizada pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. O investimento foi de R$ 1,5 milhão.

A promessa é de que o teatro se reafirme como um movimentado espaço cultural da cidade, com vasta programação, democratizando o acesso à cultura e também de valorização da arte local.

O Teatro Santa Cecília foi fundado em 1955 e é considerado um patrimônio cultural da cidade, tendo sido tombado pelo Conselho Municipal de Tombamento Histórico, Cultural e Artístico de Petrópolis. Uma parceria da Escola de Música Santa Cecília com a Natureza Produções propiciou a revitalização.  

Segundo a empresa, o teatro, com capacidade para 606 pessoas, ganhou área de acessibilidade para cadeirantes, banheiro PNE e cadeiras confort. 

“Por ser um imóvel tombado pelo munícipio, suas características arquitetônicas originais foram preservadas, porém revitalizadas no sentido de melhorias visando sua preservação a longo prazo. Essa foi uma grande preocupação do projeto em relação à preservação da memória desse espaço. A exemplo disso, as carreiras que eram constantemente motivo para reclamações devido ao desconforto dos assentos pelo desgaste do tempo, foram restauradas porque são parte de um mobiliário nobre, referência do modernismo brasileiro móveis cimo, que foram projetadas para sala de cinemas da época”, contou o gestor cultural Paulo Lopez, que está à frente da Natureza Produções ao lado da atriz Sabrina Korgut.

Segundo Paulo, na reforma de revitalização, todos os tacos, de madeira canela, foram recolocados, além dos banheiros reformados, os camarins, entre outras intervenções.  

Noite de abertura

O Teatro Imperial será inaugurado na próxima quarta-feira, com o show de Sabrina Korgut “Meus Caros Amigos”, acompanhada do quinteto Doo Jazz Band. O evento será apenas para convidados.

Na mesma noite, haverá a inauguração de dois painéis artísticos que serão parte da decoração permanente do teatro, um artista Luciano Cian e o segundo do artista petropolitano Marzio Fiorini. Também será inaugurada a exposição permanente “Obras em Arte” do fotógrafo Ézio Philot, um dos principais nomes da fotografia petropolitana, que contará através de imagens capturadas durante a reforma, o processo de revitalização do Teatro Santa Cecília e sua transformação em Teatro Imperial. 

Programação

A programação do Teatro Imperial para novembro e dezembro já está montada. No dia 24 de novembro, o espaço recebe a Orquestra Petrobrás Sinfônica apresentando o show “Na Trilha do Rock”, com clássicos da Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, Titãs, entre outros, sob a regência do Maestro Felipe Prazeres.


 Divulgação



Edição anterior (3299):
domingo, 19 de novembro de 2023
Ed. 3299:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (3299): domingo, 19 de novembro de 2023

Ed.3299:

Compartilhe:

Voltar: