Templo de Matriz Africana teve parte da estrutura destruída pelas chuvas; atividades foram suspensas e campanha de arrecadação foi iniciada enquanto aguardam laudo da Defesa Civil
Emanuelle Loli - estagiária
Parte da estrutura de um templo religioso localizado em Cascatinha desabou devido às fortes chuvas ocorridas no último sábado (05/04). Os responsáveis pela instituição pedem apoio da comunidade para que possam retomar suas atividades religiosas o mais breve possível.
O Templo Do Caboclo Ogun 7 Escudos, que fica localizado na Rua Bernardo Vasconcelos, em Cascatinha, no qual a parte de trás do terreno fica perto das margens do Rio Piabanha teve parte de sua estrutura levada pela força da água no temporal de sábado. “As águas do rio tiraram o apoio da fundação do prédio onde estava localizado o terreiro. A fundação ruiu, o fundo do terreiro também ruiu, e rachaduras nas paredes estão cada vez maiores. O perigo é a parede cair e colocar abaixo o telhado”, comentou Pedro Nogueira, Sacerdote responsável.
Devido aos riscos estruturais e à instabilidade do prédio, as atividades do terreiro foram suspensas por tempo indeterminado. A medida foi adotada com o objetivo de preservar a segurança de todos os frequentadores e responsáveis pela casa
Pedindo respostas sobre a situação do terreno, Pedro pede às autoridades que seja feito o laudo o mais rápido possível para que eles comecem a se reconstruir o quanto antes. “A Defesa Civil esteve lá no domingo, mas não fez nenhum laudo. Foi uma visita prévia, uma visita muito rápida pelo arquiteto da Defesa Civil, e ele disse que um engenheiro iria voltar ao local para fazer um laudo, só que até agora não houve comunicado nenhum da Defesa Civil para fazer o laudo do prédio”, comunicou.
A comunidade do Templo iniciou uma campanha de arrecadação por meio de um PIX Solidário, com o objetivo de viabilizar a reconstrução do espaço sagrado e garantir que o Congá altar central da casa seja reerguido. Pedro explica que caso a construção seja condenada pela Defesa Civil e eles sejam impedidos de retornar às suas atividades no mesmo local, eles irão utilizar o dinheiro para se reestruturarem em um outro lugar.
Eles esperam que a situação se acerte o mais rápido possível, para que suas atividades voltem a acontecer. Mais informações sobre como ajudar, acesse no instagram @ogun7escudos, ou ajudando com doações para PIX: 82077029749 (Marisa).
Templo Do Caboclo Ogun 7 Escudos
O terreiro tem 29 anos de existência e há 18 anos funciona neste mesmo endereço em Cascatinha, prestando serviços à coletividade através de cursos, palestras, encontros, distribuição de cestas básicas, além do serviço de assistência espiritual.
Pedro Nogueira, sacerdote responsável pelo terreiro, é um dos coordenadores do Coletivo do Povo do Santo Contra as Intolerâncias em Petrópolis, um coletivo que luta contra as várias intolerâncias e especificamente contra o racismo religioso.
“Participamos de rodas de conversa nas escolas em Petrópolis. Todos os anos nós procuramos estar em diálogo com outras lideranças religiosas, procurando trazer esse conhecimento da diversidade, da pluralidade religiosa e do respeito que deve permear essas relações”, comentou Pedro.
Resposta da Defesa Civil
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil informou que o técnico esteve no local e está concluindo a ocorrência.
Veja também: