O nome masculino esteve no topo da lista dos nomes mais registrados em 2020 e em 2022; em 2021 foi desbancado por Arthur, mas ainda assim se manteve em 2º lugar
O nome mais registrado em Petrópolis este ano, Theo, vem do grego Théos, que significa Deus. Nada mais bonito que registrar um filho com um nome que possui este significado. Com 60 registros na cidade que fica no pé da Serra no Rio de Janeiro, o nome masculino foi uma escolha de muitos famosos para registrarem seus herdeiros, como é caso da cantora Sandy e do cantor sertanejo Sorocaba.
O levantamento feito pela Anoreg/RJ faz parte da base de dados do Portal da Transparência do Registro Civil, administrado pela Arpen-Brasil, entidade que congrega os Cartórios de Registro Civil do país, e que reúne informações sobre nascimentos, casamentos e óbitos registrados em todo o Brasil. A plataforma permite pesquisas por nomes simples ou compostos, com recortes por regiões, estados e municípios, oferecendo um amplo panorama das escolhas das famílias brasileiras.
O Ranking dos nomes mais registrados em Petrópolis reforça ainda a preferência por nomes curtos e de fácil pronúncia, como Gael, Davi e Noah, em uma busca crescente por simplicidade, sonoridade e conexão global. mesclando a tradição, com a utilização de nomenclaturas bíblicas, e originalidade, com grande influência das atuais personalidades do mundo digital.
Depois de Theo, estão na lista de preferência entre os recém-nascidos do sexo masculino Gael (54 registros) e Noah (52 registros). Entre as meninas, Helena é o primeiro (46 registros), seguido por Maite (41 registros) e Laura (40 registros).
“O ranking dos nomes mais registrados no ano é um dos mais aguardados, já que dizem muito sobre os gostos individuais dos fluminenses, as influências culturais, midiáticas e religiosas, que acabam impactando diretamente nas escolhas das famílias. Os cartórios de registro civil tem esse papel de resguardar a identidade cultural do estado, formando uma gigantesca e riquíssima base de dados capaz de representar a história de uma nação", comenta o registrador civil, Humberto da Costa, representando a Anoreg/RJ.
Ranking Estadual dos 10 Nomes mais registrados em 2024 em Petrópolis:
1 THEO - 60 registros
2 GAEL - 54 registros
3 NOAH - 52 registros
4 DAVI - 48 registros
5 HELENA - 46 registros
6 MAITE - 41 registros
7 ARTHUR - 41 registros
8 LAURA - 40 registros
9 RAVI - 38 registros
10 MIGUEL - 36 registros
Ranking Estadual dos 10 Nomes masculinos mais registrados em 2024 em Petrópolis:
1 THEO - 60 registros
2 GAEL - 54 registros
3 NOAH - 52 registros
4 DAVI - 48 registros
5 ARTHUR - 41 registros
6 RAVI - 38 registros
7 MIGUEL - 36 registros
8 ANTHONY - 33 registros
9 HEITOR - 32 registros
10 BERNARDO - 29 registros
Ranking Estadual dos 10 Nomes femininos mais registrados em 2024 em Petrópolis
1 HELENA - 46 registros
2 MAITE - 41 registros
3 LAURA - 40 registros
4 ANTONELLA - 29 registros
5 LIZ - 28 registros
6 CECILIA - 28 registros
7 MAYA - 24 registros
8 ALICE - 24 registros
9 MARIA ALICE - 23 registros
10 AURORA - 23 registros
Sobre a Anoreg/RJ
Fundada em 1996, a Associação de Notários e Registradores do Estado do Rio de Janeiro completou 25 anos em 2021. Com sede na cidade do Rio, é uma entidade de classe reconhecida pelos poderes constituídos, para representar os titulares de serviços notariais e de registro do Estado em qualquer instância ou Tribunal, operando em harmonia e cooperação direta com outras associações congêneres, principalmente com os Institutos Membros e Sindicatos, representativos das especialidades. É regida pelo Código Civil brasileiro, pelas demais disposições legais aplicáveis e pelo Estatuto.
Veja também: