Evento de lançamento será realizado nesta sexta-feira (19), às 18h, no Sindicato dos Metalúrgicos Centro e contará com a presença de personalidades da política brasileira
Com uma forte conexão e longa trajetória de compromisso e dedicação ao Partido dos Trabalhadores (PT), Thiago Costa, popularmente conhecido como Thiagão, confirmou sua pré-candidatura a vereador de Petrópolis nas Eleições de 2024. Um encontro de lideranças será promovido para o lançamento oficial, nesta sexta-feira (19), às 18h, no Sindicato dos Metalúrgicos, na Rua Floriano Peixoto, 93 Centro. Entre as personalidades da política que confirmaram presença estão a Deputada Federal Benedita da Silva (PT) e a Vereadora Tainá de Paula - Rio de Janeiro (PT).
O pré-candidato é graduado em Gestão Pública e tem uma forte ligação com o Partido dos Trabalhadores (PT), o qual é filiado desde 2011. Desde criança eu ia votar com o meu pai e o via votando no número 13, que era da atual Deputada Federal Benedita da Silva, na época candidata. Com isso, comecei a me interessar e com 16 anos comecei a militar no PT. Desde então, nunca mais abandonei o partido. O meu desejo por me pré candidatar às eleições de 2024 surgiu observando as cidades vizinhas ultrapassando Petrópolis em alguns quesitos. O município tem um potencial enorme e pode fazer com que a população volte a sentir orgulho de ser petropolitana, conta.
Entre as pautas que pretende abordar estão o desenvolvimento econômico para a geração de emprego, a valorização dos agentes comunitários, implementando leis que garantam a capacitação e desenvolvimento profissional. Além de muitas outras questões voltadas para a educação, saúde, segurança pública etc. E, principalmente a transparência pública, fiscalizando se os recursos estão sendo destinados para os locais corretos
No entanto, segundo ele, é necessário melhorar o que já existe, antes de criar novas propostas como, por exemplo, zerar a fila de espera dos Centros de Educação Infantil (CEIs). Assim todas as crianças serão alocadas nas unidades escolares, abrindo oportunidades dos responsáveis trabalharem fora de casa, aumentando a renda da família. Essa é uma demanda recente que muitos pais cobram do poder público. Da mesma forma, destinar recursos para a infraestrutura viária, já que muitas ruas frequentemente se encontram esburacadas, oferecendo riscos aos motoristas e pedestres.
Thiagão tem um extenso currículo voltado à assistência social. Enquanto diretor de responsabilidade social da Digito 3, empresa de gestão pública existente desde 2012, construiu estreita relação com as áreas periféricas da cidade, promovendo o desenvolvimento das pessoas através da cultura e do empreendedorismo.
Durante dois anos, foi supervisor do Centro de Referência da Juventude (CRJ) de Manguinhos, na Zona Norte do Rio de Janeiro, onde desenvolvia políticas de inclusão e acesso à cidade para os jovens da periferia. Eu era um jovem trabalhando entre tantos outros. Durante o período que trabalhei tive muitas oportunidades de aprender. Acompanhei muitos casos de adolescentes que chegaram sem expectativa nenhuma de vida. Mas, naquele espaço de interação social os mesmos faziam cursos de capacitação, pré-vestibulares, aulas marciais e muitas outras atividades. Esse foi um momento muito importante, que me fez trazer até os dias atuais temáticas como, por exemplo, a assistência social, o esporte, a cultura e o desenvolvimento econômico, conclui.
Veja também: