Edição anterior (2333):
quarta-feira, 31 de março de 2021
Ed. 2333:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2333): quarta-feira, 31 de março de 2021

Ed.2333:

Compartilhe:

Voltar:


  Lockdown

Tire suas dúvidas sobre o lockdown em Petrópolis

Renata Almeida – especial para o Diário


 A prefeitura municipal divulgou na noite desta segunda-feira (29/03), as novas medidas emergenciais mais restritivas - um “lockdown”, para funcionamento de algumas atividades econômicas na cidade. As medidas começaram a vigorar nesta terça-feira (30/03) e vão até o dia 5 de abril. O novo decreto causou muitas dúvidas e questionamentos nas redes sociais.  

Vale lembrar que as novas restrições têm o objetivo de evitar a circulação de pessoas para conter a propagação acelerada da covid-19, em Petrópolis, além de tentar garantir o atendimento na rede de saúde que já está à beira de um colapso. A primeira determinação do documento é a proibição da permanência de pessoas nas vias, áreas e praças públicas entre 22h e 05h. A permanência em cachoeiras em qualquer horário, incluindo a prática de esportes coletivos também estão proibidos.

Estão SUSPENSOS o consumo presencial em bares, lanchonetes, restaurantes e congêneres, autorizando apenas os serviços de delivery e takeaway (retirar o produto no estabelecimento) das 8h às 23h59, inclusive estabelecimentos dentro de shopping centers, centros comerciais e galerias de lojas. Segundo o decreto, estão proibidos boates; danceterias; salões de dança; casa de festas; museus;  galerias;  bibliotecas; cinemas; teatros; casas de espetáculo; salas de apresentação; salões de jogos; recreação infantil; atividades de entretenimento; exposição de arte; pontos turísticos públicos ou privados; clubes sociais e esportivos e serviços de lazer, exceto atividades esportivas individuais ou que não gerem aglomerações; salões de beleza e clínicas de estética. As atividades do comércio  dos ambulantes fixos e itinerantes, vendas por veículos, feiras especiais, feiras de ambulantes, feiras de antiquários e feiras de artes também estão proibidas.

Ainda estãoSUSPENSOS a permanência de pessoas em eventos como festas; shows em áreas públicas e particulares, assim como competições esportivas; feiras; exposições; congressos; seminários; eventos e atividades transitórias em áreas públicas e particulares, além de todas as atividades físicas coletivas. Não podem entrar na cidade ônibus ou veículos de fretamento como vans, com exceção aos que prestam serviços regulares para funcionários de empresas.

As aulas presenciais que estavam previstas para recomeçar no dia 5 de abril, permanecemsuspensas na rede pública e particular, com recomendação que as atividades aconteçam de forma remota.

O comércio também vai permanecer fechado, com exceção dos supermercados, laticínios, açougue, peixaria, comércio de gêneros alimentícios e bebidas, hortifrutigranjeiro, quitanda, padaria, confeitaria, loja de conveniência, mercearia, mercado e armazém entre outros. Os pontos de venda de alimentos  são autorizados a abrir das 8h às 22h, no entanto, não pode haver consumo no local.

Atividades essenciais

Outras atividades definidas como essenciais pelo decreto estão com o funcionamento de 00h às 23h59,  são os serviços:  assistenciais de saúde; clínicas e consultórios médicos;  atividades correlatas e acessórias; ótica; farmácias; loja de equipamentos médicos e suplementares e similares; veterinária; comércio de suprimentos para animais e cadeia agropecuária;  "pet" e cuidados com animais em cativeiro;  assistência social e atendimento a população em estado de vulnerabilidade, incluindo instituições de longa permanência para idosos; lojas de materiais de construção, ferragens e similares; estabelecimentos bancários e lotéricos, instituições de crédito, seguro, capitalização, comércio e administração de valores imobiliários e o serviço postal; cadeia de abastecimento e logística; comércio atacadista; com exceção de lojas de vestuário; feiras livres e móveis;  bancas de jornal, vedada a exposição à venda e a comercialização de bebidas alcoólicas;  posto de combustível; loja de autopeças e acessórios para veículos automotores e bicicletas, incluindo-se os serviços de mecânica e borracharias; Estabelecimentos de hotelaria e hospedagem, com o funcionamento dos respectivos serviços de alimentação restrito aos hóspedes, e ficando proibida a utilização das áreas de lazer, piscina e parques;  Indústrias; construção civil; serviços de entrega em domicílio; serviços de telecomunicações, teleatendimento, internet e call center; loja de locação de veículos; serviços funerários;  lavanderia;  estacionamento e parqueamento de veículos; serviços de limpeza, manutenção e zeladoria; serviços de prevenção, controle e erradicação de pragas dos vegetais e de doença dos animais; atividades físicas orientadas; atividades de segurança pública e privada, incluídas a vigilância, a guarda e a custódia de presos; serviços de radiodifusão e filmagem, especialmente aqueles destinados ao trabalho da imprensa e transmissão informativa; Atividades essenciais que não admitam paralisação; atividades de comercialização de panificados e produção gráfica.

De acordo com o decreto, as academias, centros de ginástica, crossfit e estabelecimentos similares, devem funcionar com a limitação de 1/3 da capacidade do estabelecimento, seguindo as regras sanitárias e sem atividades coletivas. Já as atividades nos templos e nos cultos religiosos, ficam limitadas a 30% de sua capacidade de ocupação.

As repartições públicas estão fechadas com funcionamento apenas dos serviços essenciais como saúde, Comdep, CPTrans, comunicação entre outros.

Também permanecem autorizadas a funcionar das 12h às 20h , atividades definidas como serviços em geral;  atividades financeiras (exceto bancos que funcionam no horário normal, apenas o Banco do Brasil que fecha às 14h), seguros e serviços relacionados; imobiliárias; atividades jurídicas, de contabilidade e de auditoria; atividades de empresas, de consultoria e de gestão empresarial; atividades de arquitetura e engenharia; atividades de publicidade e comunicação; – atividades administrativas e serviços complementares; lotéricas e correspondentes bancários e serviços de corte e costura.

Transporte coletivo

Segundo a Prefeitura, os ônibus estão funcionando com horário de sábado e nos horários de pico com horário de dia útil nas linhas troncais. Porém, o documento autoriza e recomenda às empresas e entidades que adotem o regime de home office e teletrabalho para os funcionários, evitando as atividades presenciais nas dependências dos estabelecimentos.

O governo interino ressaltou que os pontos de apoio montados para atendimento a pessoas com sintomas de covid-19 têm registrado aumento na procura. Só no mês de março, os três pontos de apoio montados pelo município fizeram 6.468 atendimentos (até domingo, dia 28). Oitocentos foram registrados apenas de sexta-feira a domingo. O número representa um aumento de 52% em relação ao mês de janeiro.



Edição anterior (2333):
quarta-feira, 31 de março de 2021
Ed. 2333:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2333): quarta-feira, 31 de março de 2021

Ed.2333:

Compartilhe:

Voltar: