Emanuelle Loli - estagiária
Mesmo durante o período de férias escolares, quando o tráfego costuma ser mais leve devido à redução no número de veículos circulando, foi registrado trânsito intenso na região do Cascatinha, nas proximidades da UPA. A situação ocorreu no início da tarde dessa segunda-feira (21) e provocou atrasos no transporte público.
Por volta das 14h30, a Cidade das Hortênsias informou, por meio de suas redes sociais, que 11 linhas de ônibus estavam com atrasos em função do congestionamento no local. As linhas afetadas foram: 300, 301, 307, 311, 314, 315, 318, 331, 332, 334 e 350.
Relatório Mensal Operacional (RMO)
O trânsito intenso não é nenhuma novidade para os petropolitanos. De acordo com o último RMO publicado pela CPTrans, órgão gestor e fiscalizador do trânsito, em junho, das 108.377 partidas programadas, as empresas de ônibus deixaram de realizar 2.401 viagens (2,2%), devido a fatores relacionados a trânsito intenso, bloqueios viários causados por obras, quedas de árvores, fios caídos na via, acidentes e veículos estacionados de forma irregular.
O relatório também mostra outros dados sobre os atrasos de ônibus e problemas com coletivos. Do total de viagens programadas para o mês de junho, cerca de 250 (0,23%), não foram realizadas por falha mecânica nos ônibus. Além disso, também é contabilizado o número de infrações registradas pelas empresas. Em junho, o total foi de 308, sendo 198 delas por “deixar de realizar viagem determinada, salvo motivo justificado”; 109 por “não manter os veículos em adequado estado de funcionamento”; e apenas uma por “fazer ponto de controle ou ponto de embarque/desembarque em local não autorizado”.
CPTrans
Perguntada, a Cptrans informou que desde janeiro vem atuando na melhoria da mobilidade urbana, seja no reforço da sinalização em áreas como a Estrada União e Indústria, em Itaipava, ou ainda no reforço de sinalização em vários outros pontos da cidade. Ainda vem atuando na redução do estacionamento irregular, orientando, notificando e removendo veículos de locais irregulares. Outro ponto de atuação é a revisão dos fluxos de trânsito, como a implementação dos sistemas binários em Corrêas e no Quitandinha. Outras medidas vêm sendo estudadas e serão implementadas ao longo dos próximos meses.
Veja também: