O desafio da mobilidade urbana em Petrópolis
Emanuelle Loli estagiária
Motoristas e passageiros que transitam por diversos pontos da cidade, principalmente em horários de pico, têm observado o intenso tráfego de veículos na cidade. O problema de mobilidade urbana no município é uma realidade que atrapalha a vida dos petropolitanos que precisa ser, pelo menos, amenizada.
Por volta das 18h, da última segunda-feira (17), a Cidade das Hortênsias publicou um comunicado em suas redes sociais de que mais de 15 linhas estavam com atrasos devido ao trânsito, afetando regiões como a Estrada da Saudade, Avenida Ipiranga, Fonseca Ramos e Quissamã.
A Turp também publicou um comunicado em suas redes sociais na tarde da segunda-feira (17) informando que 10 linhas estavam com atrasos superiores há 40 minutos. “A Turp informa que 10 linhas de ônibus estão sofrendo impactos na operação desde 17h40, devido aos congestionamentos registrados da Avenida Barão do Rio Branco ao Roseiral, resultando em atrasos superiores há 40 minutos”, informou por meio de nota.
Na manhã dessa terça-feira (18), a Cidade das Hortênsias publicou que 7 linhas de ônibus estavam com atrasos devido ao transito na Avenida Barão do Rio Branco, por volta das 8h. Além disso, na parte da tarde deste mesmo dia, a empresa também publicou a respeito de atrasos na região do Bingen.
Perguntada, CPTrans informou que vem analisando as medidas necessárias para mitigar os problemas de mobilidade urbana do município, avaliando os estudos técnicos que já foram realizados e identificando novas demandas. Uma das medidas adotadas recentemente foi a instalação de balizadores flexíveis no trecho entre o Shopping Estação e a rotatória do Terminal de Itaipava. O objetivo é inibir as manobras de conversão à esquerda no trecho, onde já havia a sinalização horizontal (com faixa dupla contínua). Essa medida visa reduzir os índices de acidente no trecho e as retenções causadas pela manobra. Outras medidas, em diferentes pontos da cidade, estão sendo estudadas. O reforço nas equipes de trânsito, com os aprovados no concurso público, também ajudará na gestão dos congestionamentos.
Veja também: