Lucas Klin- especial para o Diário
A crise do transporte público na cidade já não é novidade para a população. Petrópolis tem sofrido com uma onda de quebras de ônibus e intervenções da Prefeitura para tentar solucionar o problema, ou pelo menos, amenizá-lo. De todas as viações, a Petro Ita é a empresa que vem recebendo mais críticas pela população. Se havia vários problemas com a companhia, depois do incêndio de 2023, a situação piorou absurdamente.
Na comunidade do Gulf, a situação do transporte tem deixado os moradores preocupados. Em março, a população local ficou em torno de duas semanas sem ônibus. Agora, os residentes do local estão aflitos com a precariedade do transporte.
Na semana passada, alguns moradores denunciaram a situação do ônibus 2001 da viação Petro Ita. Em um vídeo gravado por um morador local do automóvel, é possível ver o pneu do ônibus em estado precário, completamente desgastado, sem condições para continuar trafegando. O pneu estava no arame como diz a expressão popular, e chamou a atenção da população. O estado desse transporte pode levar a acidentes graves, causando apreensão nos moradores, que mesmo estando cientes da situação, ainda precisam continuar o transporte por conta da necessidade.
No site do Detran RJ, é possível ver que o ônibus do prefixo 2001, está com a documentação atrasada desde 2019. O ano de fabricação do automóvel e do modelo são de 2019/2020 respectivamente. Isto mostra, que desde a compra do ônibus, não houve o pagamento do licenciamento pela empresa.
Não obtivemos resposta sobre a situação da CPTrans e Setranspetro até o fechamento desta edição.
Veja também: