Linhas e horários já podem ser consultados no portal da Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro
Conforme determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), o transporte público será gratuito nas eleições 2024, em Petrópolis. A medida visa garantir que todo o eleitorado participe do pleito, independentemente de condição econômica ou localização momentânea. A suspensão da cobrança tarifária vale para ônibus municipal e intermunicipal. Em outras cidades do Estado do Rio de Janeiro também estão inclusos trem, barcas, serviços de BRT e VLT.
Presidente do TRE-RJ, o desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira exalta a novidade como um avanço na garantia do acesso à cidadania. "A gratuidade no transporte coletivo protege o eleitor financeiramente vulnerável, inibindo o chamado 'voto de cabresto'. Sem precisar pagar a tarifa do coletivo, ele não dependerá de ninguém para exercer seu direito-dever do voto, o que pode contribuir também para a redução do índice de abstenção", avalia o desembargador.
Itinerários e horários
Os horários das linhas serão oferecidos de forma parecida com os dias úteis, no dia 6 de outubro, data de realização do primeiro turno. E, se houver segundo turno, os serviços serão oferecidos nos mesmos moldes, no dia 27 de outubro. Na Capital, onde está o maior contingente de eleitores do estado, cerca de cinco milhões, a gratuidade ocorrerá das 6h às 20h. Em Petrópolis ainda não há informação de que horas iniciará a oferta e nem quando encerrará.
A oferta de transporte de eleitores por candidatos, partidos políticos ou federações partidárias segue proibida. Os horários e itinerários das linhas de Petrópolis podem ser visualizados no site do TRE ( https://www.tre-rj.jus.br/eleicoes/eleicoes-plebiscitos-e-referendos/eleicoes-2024/locais-de-votacao-e-atendimento-ao-eleitor/transporte-gratuito-de-eleitores-ze ).
Veja também: