Rogerio Tosta - especial para o Diário
A Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (Abrasci) vai homenagear três mulheres petropolitanas Elsie Elen Loureiro de Carvalho, Hiroko Mochizuki e Vanessa Aparecida Azevedo Siqueira. A solenidade de posse delas na Abrasci, acontecerá no dia 29 de abril, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, na cidade do Rio, quando acontece a solenidade comemorativa aos fatos históricos do mês de abril, destacando-se, o Descobrimento do Brasil.
As três têm grande destaque em Petrópolis pela atuação profissional e social na qual estão inseridas com reconhecimento público, um dos motivos que levou as suas indicações para serem membros da Abrasci. Elsie Elen Loureiro de Carvalho, vai assumir a titularidade da cadeira número 99, que tem como patrona a Desembargadora Marinildes Costeira de Mendonça Lima.
Hiroko Mochizuki ocupará a cadeira número 58, patroneada por Tomie Ohtake e Vanessa Aparecida Azevedo Siqueira assume a titularidade da cadeira número 13, que tem como patrona Anália Emília Franco Bastos. Elsie Elen manifestou sua alegria pela indicação e por fazer parte de uma das Academias mais antigas do Brasil.
A futura acadêmica, Hiroko Mochizuki disse que com um coração transbordando de alegria que compartilho um dos momentos mais luminosos da minha vida! Estou prestes a dar um passo marcante na minha trajetória. Com imenso orgulho, assumo a cadeira na Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura, uma honra patroneada pela Tomie Ohtake, que recebo com reverência e felicidade infinita
A Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura é uma entidade cultural em atividade desde o ano de 1910, de quando datam seus primeiros registros, na condição de Academia Brasileira de História. A partir de meados de 1980, tornou-se academia brasileira de artes, cultura e história, tendo, recentemente, acompanhando a evolução histórica nacional e atendendo aos anseios de seus membros e conselheiros, no sentido da expansão dos segmentos de atuação, incluído em seu bojo as cadeiras de ciências e de literatura.
Erigida e conduzida sobre sólidos pilares de cidadania e civismo, tem galgado destacado prestígio social, o que tem a ela propiciado a implementação de parcerias com notórias e conhecidas instituições no Brasil e no Exterior. Trata-se de entidade instituída para os fins precípuos de valorizar, promover e divulgar os valores morais e intelectuais das pessoas que colaboram com o progresso do Brasil; de resgatar a memória histórica; de preservar as tradições culturais; e o de manter vivo o sentimento cívico da nacionalidade brasileira, enaltecendo pessoas e suas atuações destacadas em prol da sociedade.
Veja também: