Edição anterior (3922):
quinta-feira, 03 de julho de 2025


Capa 3922

Tropas especiais da Polícia Militar realizam exercício tático para Cúpula do Brics

Divulgação
Divulgação

Às vésperas do início da Cúpula dos BRICS no Rio de Janeiro, o Comando de Operações Especiais (COE) da Secretaria de Estado de Polícia Militar acaba de concluir mais um ciclo de exercício tático e instruções de aprimoramento da tropa para grandes eventos. Um teste simulado com as principais capacitações ministradas nas aulas práticas foi realizado na manhã desta quarta-feira (02/07), nas dependências do Centro de Instrução Especializada e Pesquisa Policial (CIEsPP), em Ramos, marcando a conclusão deste ciclo de capacitação de ações táticas.

Sob a coordenação  do CIEsPP, o ciclo de capacitação foi iniciado há dois meses, com aulas práticas e teóricas, perfazendo um total de 1.500 horas de instrução. O treinamento contou com a presença de 350 participantes, todos policiais militares das unidades subordinadas ao COE.

- Este ciclo de instrução vai aprimorar ainda mais a capacitação da nossa Corporação em grandes eventos, expertise que temos demonstrado nos últimos anos. Além disso, é mais uma prova do nosso compromisso de valorizar o material humano da Corporação, com foco na aplicação das leis e na preservação de vida -  afirma o secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira.O coronel Menezes acrescenta que o ciclo de treinamento, além de aprimorar a capacidade operacional da tropa - da tomada de decisão à ação propriamente dita - , estimula a prática de interoperacionalidade das unidades operacionais do COE.

No exercício operacional tático da manhã desta quarta-feira, foram realizadas seis ações simuladas:
-operação de controle de distúrbios, pelo Batalhão de Polícia de Choque (BPChq);
-atirador de precisão em operações de controle de distúrbio, pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE);
-operações e controle de distúrbio com cães, pelo Batalhão de Ações com Cães (BAC); - monitoramento aéreo e detecção de ameaças em operações de controle de distúrbios, pelo Grupamento Aeromóvel (GAM);controle de distúrbios -com motocicletas, pelo Batalhão Tático de Motociclistas (BTM);
-e desobstrução de vias, pelo Núcleo de Apoio às Operações Especiais (NAOE).

Em relação às aulas práticas, o treinamento aprimorou a capacitação dos policiais de unidades subordinadas ao COE em situações como gestão de multidões e distúrbios civis, segurança de autoridades, retomada de ambientes confinados, retomada de estruturas tubulares (avião, trem/metrô, ônibus/microônibus), entre outras.

Nos últimos dias de treinamento, foram ministradas aulas de disparo embarcado de aeronave e assalto tático envolvendo aeronaves, estas realizadas no centro de treinamento localizado em Marambaia, numa parceria com o Centro de Avaliações do Exército (CAEx).

Edição anterior (3922):
quinta-feira, 03 de julho de 2025


Capa 3922

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral