Com informações do G1
Na manhã desta quarta-feira (30), autoridades emitiram alertas para risco de ondas destrutivas em diversos países banhados pelo Oceano Pacífico, devido a um terremoto de magnitude 8,8 que provocou um tsunami na Península de Kamtchatka, no leste da Rússia (noite de terça-feira (29), no Brasil). O fenômeno também foi registrado no Japão e no estado do Havaí, nos Estados Unidos.
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro foi a 125 km de Petropavlovsk-Kamchatsky, uma cidade de 165 mil habitantes na Península de Kamtchatka, extremo leste russo.
De acordo com o governo russo, um tsunami perigoso e poderoso foi observado na costa de Kamtchatka. Ondas de até 4 metros foram registradas. A agência estatal Tass afirmou que várias pessoas sofreram ferimentos leves.
A TV estatal japonesa disse que o tsunami chegou ao norte do país, mas com ondas abaixo de 1 metro. O governo do Japão prevê que novas ondas podem atingir até 3 metros e emitiu alertas de emergência para a população.
O governo do Havaí determinou que parte da área costeira seja evacuada.
Veja também: