Edição anterior (3930):
sexta-feira, 11 de julho de 2025


Capa 3930

Turismo internacional cresce no Brasil e anima setor de bares e restaurantes

Capacitação e estrutura são fundamentais para acolher o novo perfil de consumidor estrangeiro

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Brasil recebeu 4,8 milhões de turistas estrangeiros entre janeiro e maio deste ano, representando um crescimento de 49,7% em relação ao mesmo período de 2024. Os dados, divulgados pela Embratur, apontam um cenário promissor para bares e restaurantes, que podem colher os frutos do aumento no fluxo internacional.

A maior parte das entradas foi registrada nos estados de São Paulo (1.378.113), Rio Grande do Sul (1.205.730), Rio de Janeiro (1.154.034), Paraná (627.858) e Santa Catarina (523.703).

Dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgados pelo IBGE, apontaram alta de 3,2% na atividade turística no Brasil em abril (em comparação ao mês de março); em relação a fevereiro de 2020, antes da pandemia de covid-19, a alta é de 13,2%. Os números reforçam a intensa movimentação de turistas no país (embora não diferencie as informações de turistas estrangeiros e brasileiros), mas o crescimento influencia fortemente o setor de alimentação fora do lar, principalmente nas regiões turísticas.

Segundo Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel, a entrada de turistas é um importante vetor de crescimento para bares e restaurantes. “O turismo internacional movimenta a economia e leva novos consumidores para nossos estabelecimentos. Além de ampliar o faturamento, estimula melhorias no atendimento, na gestão e na oferta de experiências gastronômicas mais qualificadas”, afirma.

“Em regiões com maior presença de turistas estrangeiros, a demanda por profissionais que falem outros idiomas e estejam preparados para atender a diferentes perfis de consumidores tem crescido. Isso mostra como investir na qualificação das equipes é cada vez mais importante para os estabelecimentos”, analisa Solmucci.

Férias escolares ampliam ainda mais as oportunidades do setor

Se por um lado o turismo internacional mostra força crescente em 2025, o turismo nacional também promete aquecer significativamente o setor de bares e restaurantes neste mês de julho. Segundo estimativa da Abrasel, o movimento nas principais cidades turísticas do país deve crescer entre 10% e 30% durante o período de férias escolares, em comparação com um mês normal. A combinação entre recesso escolar, pagamento de benefícios trabalhistas e o aumento no fluxo de turistas internos tem impulsionado a busca por experiências gastronômicas, especialmente em família.

Destinos tradicionais como o Rio de Janeiro e a região de Hortênsias (RS) projetam alta de até 30% na movimentação. Outros estados, como Ceará, Espírito Santo e Santa Catarina, devem registrar aumentos próximos de 20%, enquanto Pernambuco estima crescimento de 10%.

Edição anterior (3930):
sexta-feira, 11 de julho de 2025


Capa 3930

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral