Mais 194 municípios receberão sinal a partir de segunda-feira (2)
Larissa Martins
Em julho de 2023, Petrópolis estava recebendo a expansão da rede 5G junto com Teresópolis e Cabo Frio. A TIM foi responsável pelo lançamento, na época, que beneficiou 720 mil moradores das três cidades. Grande parte dos distritos petropolitanos recebeu a tecnologia. São 282 estações no município, sendo 123 da Operadora TIM, 96 da Vivo e 63 da Claro.
O 5G, devido às suas características, que incluem altas taxas de transmissão de dados e baixo tempo de resposta, oferece uma variedade de novas de possibilidades. Diferentemente das mudanças nas gerações passadas (2G, 3G e 4G), o foco desta tecnologia não está somente no incremento de taxas de transmissão, mas também na especificação de serviços que permitam o atendimento a diferentes aplicações. Para utilizar o serviço basta ter um celular compatível. Até então, já são 47 municípios do Rio de Janeiro com o sinal liberado.
Estimativa até 2030
De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a previsão é alcançar 179 milhões de assinantes de 5G até 2030 uma estimativa de 77% de usuários. Segundo a agência, atualmente todas as cidades brasileiras com mais de 500 mil habitantes têm pelo menos uma operadora que oferece o sinal. O superintendente de outorgas da Anatel Vinicius Caram comemora o resultado, mas admite que ainda existem metas que precisam ser alcançadas.
Hoje nós já temos a satisfação dessas quase 600 cidades terem o seu 5G. Obviamente, não tem 100% da área coberta, nem a cobertura igual do 4G, mas isso acontece ao longo dos anos, não só por obrigações digitais, mas também por interesses das operadoras em novos investimentos, novos modelos de negócios, explica.
Mais 194 municípios alcançados
A partir da próxima segunda-feira (2), as operadoras prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Anatel, entidade vinculada ao Ministério das Comunicações, o licenciamento e ativação de estações de 5G nessa faixa em mais 194 municípios. Entretanto, a liberação não significa que redes do 5G serão instaladas imediatamente. A instalação depende do planejamento individual de cada prestadora.
Com essa liberação, serão 5 mil os municípios com a faixa de 3,5 GHz disponível para utilização por estações do 5G standalone, em que vivem aproximadamente 201,7 milhões de brasileiros, o que corresponde a pouco mais de 94,5% da população do Brasil. Esse quantitativo de municípios corresponde a quase 13% de municípios liberados para funcionarem.
*Com informações da Agência Brasil
Veja também: