Edição anterior (3809):
quinta-feira, 27 de março de 2025


Capa 3809

Uma Introdução às Virtudes Teologais

Pe. Anderson Alves, artigo de 26/03/2025

Divulgação
Divulgação

A Teologia Moral Teologal é uma parte da ciência teológica que estuda a vida moral do cristão à luz da vida de Cristo. Busca não apenas fazer o cristão abandonar o pecado, mas adquirir virtudes e crescer nelas até se identificar com Cristo, vivendo na plenitude da caridade. É uma ciência teórica e prática, pois tem um fim: levar o cristão a viver em plenitude a sua vida cristã e alcançar a bem-aventurança eterna. A teologia moral atual se ordena pela noção de bem-aventurança e de virtudes. O seu eixo principal é constituído pelas virtudes teologais, que são infundidas pela graça divina e são essenciais para a vida cristã. Apresentamos a seguir a existência, natureza e importância dessas virtudes.

As virtudes teologais são três: fé, esperança e caridade. Elas são infundidas pela graça de Deus e são essenciais para a vida cristã. A existência dessas virtudes é uma verdade de fé, claramente manifestada pela Sagrada Escritura. Por exemplo, em 1 Coríntios 13,13, lemos: “Agora permanecem essas três coisas: a fé, esperança e a caridade, mas a mais excelente delas é a caridade”.

As virtudes teologais são hábitos operativos capacitivos, sobrenaturais e infusos, tendo por objeto a Deus. Elas são chamadas de teologais porque: a) Deus é seu objeto, tratando de Deus e alcançando a Deus; b) são infundidas por Ele, sendo sua origem; c) sua existência e necessidade podem ser conhecidas somente pela Revelação. Essas virtudes adaptam as faculdades do homem à participação da natureza divina, tornando-o capaz de proceder como filho de Deus e merecer a vida eterna.

As virtudes teologais são as mais excelentes por várias razões: a) por sua origem, sendo infundidas por Deus; b) por seu objeto, que é Deus mesmo; c) por serem as virtudes primeiras e fundamentais da vida cristã. Elas fundam, animam e caracterizam o agir moral do cristão, informando e vivificando todas as virtudes morais. Santo Tomás de Aquino ilustra a posição fundamental das virtudes teologais na vida da graça, comparando a fé com o conhecimento dos primeiros princípios da mente e a esperança e a caridade com a ordenação natural da vontade aos bens racionais. A fé é o início da vida cristã; a caridade é o fim, sendo a virtude que permanecerá no Céu (na comunhão plena com Deus pelo amor); e a esperança é o motor da vida cristã. Por ela, o cristão vive da fé, esperando alcançar a plenitude do amor em Deus e na comunhão com o próximo.

Cronologicamente, a fé é a primeira virtude, seguida da esperança, e a terceira é a caridade. A fé pode existir sem a esperança, e a fé e a esperança podem existir sem a caridade, mas não ao contrário. A caridade é a maior das virtudes, permanecendo no céu e sendo a forma das demais.

As virtudes teologais são fundamentais para a vida cristã, capacitando o homem a agir sobrenaturalmente e a alcançar a união com Deus. Elas são infundidas pela graça divina e têm Deus como seu objeto e origem. A fé, a esperança e a caridade são as virtudes primeiras e mais excelentes, informando e vivificando todas as outras virtudes morais.

Edição anterior (3809):
quinta-feira, 27 de março de 2025


Capa 3809

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral