No sábado 23 de agosto de 2025, às 15h, a Casa Stefan Zweig, em Petrópolis, recebe mais uma edição do projeto “Uma Tarde no Museu”, que une literatura, reflexão e expressão artística para o público infantil. A atividade é mediada pela escritora e mediadora de leitura Cristina Ferreira, que acompanhará as crianças por uma emocionante jornada através do livro Refugiados, de Ilan Brenman, com ilustrações de Guilherme Karsten.
A obra, marcada por uma narrativa visual potente e repleta de referências históricas, retrata o deslocamento de diversas famílias em diferentes contextos de tempo e espaço, convidando os leitores pequenos e grandes a refletir: o que nos une? o que nos separa? Em um mundo cada vez mais atravessado por fluxos migratórios, guerras e intolerâncias, o livro propõe um olhar sensível sobre a condição dos refugiados e as fronteiras da empatia.
pós a mediação de leitura, as crianças participarão de uma oficina de arte inspirada no tema, onde poderão expressar, com criatividade, suas percepções e sentimentos sobre o conteúdo apresentado. Mais do que um encontro com a Literatura, uma tarde para cultivar a escuta, o olhar e a empatia.
A oficina de arte e leitura integra a Programação Cultural 2025 da Casa Stefan Zweig, com apoio da Prefeitura Municipal de Petrópolis, por meio do edital municipal do Cultura Viva do Plano Nacional Aldir Blanc e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
Serviço:
Uma Tarde no Museu, com Cristina Ferreira
Livro: Refugiados (Ilan Brenman, ilustrações de Guilherme Karsten)
Oficina de arte após a leitura
Veja também: