Vinculada ao MEC, Universidade de Brasília reúne, no portal Praça Clóvis, centenas de resenhas de livros publicados nos últimos 55 anos. Trabalho é resultado da mobilização de cerca de 300 pesquisadores
A Universidade de Brasília (UnB), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), lançou o portal Praça Clóvis , uma plataforma digital dedicada ao mapeamento crítico da literatura produzida no Brasil nos últimos 55 anos.
Idealizado pelo Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea (Gelbc), sediado na UnB, o projeto é resultado de um trabalho colaborativo que envolveu cerca de 300 pesquisadores brasileiros e estrangeiros. A equipe desenvolveu o portal ao longo de três anos.
Na sua fase inicial, o Praça Clóvis reúne 230 resenhas críticas sobre romances brasileiros publicados a partir de 1970. A seleção das obras considerou critérios como a representatividade estilística, política, regional e temporal, bem como a repercussão junto a críticos, leitores e outros agentes do campo literário.
A proposta não é constituir uma enciclopédia não há a intenção de abarcar toda a produção do período , mas sim chamar a atenção para um amplo conjunto de obras que, aos poucos, vem sendo relegado ao esquecimento seja pela ausência de reedições, pela grande quantidade de novas publicações ou pelo próprio apagamento que caracteriza parte da cultura nacional. A iniciativa busca, assim, oferecer visibilidade a essa produção e estimular novas leituras e debates sobre a literatura brasileira contemporânea.
Coordenado pela UnB, o projeto conta com um comitê científico internacional, integrado por pesquisadores da Universidade de Oxford (Reino Unido); Universidade Sorbonne Nouvelle (França); Universidade de Buenos Aires (Argentina); Universidade Federal do Amazonas (Ufam); Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab); Universidade Federal da Bahia (UFBA); Universidade Federal da Paraíba (UFPB); e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
O nome Praça Clóvis faz referência à ideia de um espaço público de circulação e convivência de ideias, além de ser uma homenagem à cultura popular, inspirada na canção homônima de Paulo Vanzolini.
O Praça Clóvis já está disponível para ser consultado por qualquer pessoa dos professores do ensino médio aos bibliotecários, dos profissionais do mercado do livro àqueles que simplesmente estão em busca de encontrar uma boa sugestão de próxima leitura.Entre suas funcionalidades, o portal permite pesquisar resenhas tanto pelo campo de buscas quanto por agrupamentos-chave: décadas, estados, regiões, autorias ou temáticas.
Veja também: