Edição anterior (3801):
quarta-feira, 19 de março de 2025


Capa 3801

UNIFASE/FMP recebe pela primeira vez Semana do Sono em comemoração ao Dia Mundial do Sono

Evento é realizado no Brasil inteiro e reúne profissionais de várias áreas da saúde

Divulgação
Divulgação

Com o tema “Faça da saúde do sono uma prioridade”, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) recebeu pela primeira vez a Semana do Sono, evento nacional promovido pela Academia Brasileira do Sono (ABS), que ocorre até o dia 20 de março ( https://semanadosono.com.br/ ). Na última sexta-feira (14), o evento reuniu 300 participantes, entre alunos, professores e profissionais da saúde, para debater e conscientizar sobre a importância do sono na saúde e no bem-estar.

“É um prazer trazer pela primeira vez a Semana do Sono para Petrópolis, um evento promovido há quase 10 anos pela Academia Brasileira do Sono. Neste ano, temos a parceria com a UNIFASE/FMP, onde nós temos um público majoritariamente estudantil, que tem um papel fundamental na disseminação desse conhecimento. Conscientizar os futuros profissionais da saúde sobre a importância do sono é essencial para garantir que essa mensagem alcance mais pessoas”, destacou a otorrinolaringologista e presidente regional da ABS/RJ, Luciane Mello.

A programação contou com palestras, painéis e workshops sobre temas como distúrbios do sono, impactos do sono na saúde mental e física e estratégias para melhorar a qualidade do sono e novas abordagens terapêuticas. A abordagem multidisciplinar envolveu especialistas em Medicina, Odontologia, Nutrição, Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia e Fonoaudiologia, reforçando a necessidade de um olhar integrado para o tema.

“Com esse evento sendo realizado aqui o nosso objetivo é despertar o interesse nos alunos e profissionais da cidade para que eles possam buscar mais conhecimento porque a caminhada é longa e temos muita coisa para aprender”, disse a dentista do sono e professora da UNIFASE/FMP, Katya Blanc. Ela foi a organizadora do evento e destacou também uma Diretriz de Prática Clínica da Academia Americana de Medicina e da Academia Americana de Medicina do Sono Odontológico que estabelece que o ronco primário deve ser tratado e uma excelente opção de tratamento é com um dentista do sono, assim como apneias leves e moderadas também podem ser tratadas pelo dentista.

A semana do sono acontece todo ano em várias regiões do Brasil e tem o objetivo de trazer para a população informações qualificadas, novidades e últimas pesquisas sobre a área. A professora da UNIFASE/FMP e cardiologista Simone Farah foi uma das palestrantes do evento e falou sobre os desfechos cardiovasculares na apneia obstrutiva do sono.

“Nós sabemos que as doenças cardiovasculares são as doenças que mais matam no mundo e os fatores de riscos para essas doenças tem total relação com o sono e com a apneia obstrutiva do sono. Então, essa temática é um alerta para que a gente possa conscientizar a população, principalmente aquelas pessoas que roncam. O ronco pode, não só induzir a doenças graves como o infarto agudo do miocárdio, o AVC, a arritmia cardíaca e até morte súbita”, explicou a doutora.

O evento foi um marco para a UNIFASE/FMP, fortalecendo o compromisso da instituição com a educação em saúde e incentivando futuras edições da Semana do Sono na cidade. “Essa troca de conhecimento com diferentes áreas nos ajuda a compreender melhor as necessidades dos pacientes e a atuar de forma mais assertiva”, concluiu o estudante Leonardo Gamarano, aluno do 8º período do curso de odontologia da UNIFASE que participou ativamente da organização do evento.

Edição anterior (3801):
quarta-feira, 19 de março de 2025


Capa 3801

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral