Edição anterior (2785):
quinta-feira, 23 de junho de 2022
Ed. 2785:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2785): quinta-feira, 23 de junho de 2022

Ed.2785:

Compartilhe:

Voltar:


  Educação

Universidades de cidades vizinhas podem ser opção para vestibulandos de Petrópolis

Em todo o estado do Rio serão ofertadas mais de 13 mil vagas

Foto: Divulgação

 

Roberto Jones – especial para o Diário

Nesta terça-feira (21), o Diário havia noticiado que o processo seletivo do segundo semestre de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) irá oferecer mais de 280 vagas nas universidades e Centros de Educação Públicos em Petrópolis. A quantidade de vagas é grande se comparada com a primeira edição do processo este ano, mas ainda assim, a variedade de cursos, apenas seis, é pouca quando comparado a outras cidades, o que faz com que muitos vestibulandos de Petrópolis vejam possibilidade em outros locais.

A procura inicial dos futuros graduandos começa, geralmente, pelas cidades vizinhas ou dentro do mesmo estado. Toda essa consulta de cursos, cidades e vagas pode ser feitas diretamente pelo portal Acesso Único do Sisu, que terá as inscrições iniciadas no dia 28 de junho.

Em todo o estado do Rio de Janeiro, serão ofertadas 13.249 vagas em dez Instituições de Ensino Superior nos mais variados cursos. Algumas das Universidades com maior oferta de vagas na região são:

- Universidade Federal Fluminense (UFF) - 4.116;

- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - 4.027;

- Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) - 1.450;

- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) - 1.177;

- Centro Federação de Educação Tecnológica (Cefet) - 1.002.

Longe de casa

A petropolitana Natália Paulino é egressa do curso de Zootecnia Do campus Seropédica da UFRRJ. Pela grande distância entre as duas cidades, a única alternativa da graduanda foi se mudar para mais próximo da Universidade. “Mas como a faculdade tem alojamento, isso me ajudou muito, porque no meu tempo como alojada não precisei me preocupar com moradia, contas e esse tipo de coisa. Amava estudar na Rural. Sem dúvidas é uma universidade incrível”, comentou

Auxílios

Um dos maiores motivos que pode afastar os vestibulandos de faculdades fora da cidade natal são os altos custos com moradia, mudança e alimentação. Mas vale lembrar que a maioria das universidades federais oferece uma série de auxílios financeiros, como bolsas de moradia e transporte, e não-financeiros, como alimentação e alojamentos, para os estudantes em vulnerabilidade sócio-econômica.

Juiz de Fora

Outra opção para os vestibulandos petropolitanos é a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que, apesar de pertencer a outro estado (Minas Gerais), é bem próxima de Petrópolis. No Sisu 2022.2, a instituição oferecerá 865 vagas em diversos cursos como Letras, Odontologia, Química, Jornalismo, dentre outros.

Estudante de Economia na UFJF, a petropolitana Natálie Hecari aponta que a proximidade entre as duas cidades é um dos maiores diferenciais da Universidade. “Tem muita gente de Petrópolis aqui, então você acaba tendo vários conhecidos. Mas também tem pessoas de todo o país, então é muito legal para conhecer gente nova. A segurança em Juiz de Fora é muito maior em comparação a cidade do Rio de Janeiro, que às vezes é tida como melhor opção por ser dentro do estado. A UFJF é uma faculdade de alto padrão e muito perto de Petrópolis, cerca de uma hora de carro”, complementou.



Edição anterior (2785):
quinta-feira, 23 de junho de 2022
Ed. 2785:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2785): quinta-feira, 23 de junho de 2022

Ed.2785:

Compartilhe:

Voltar: