Ocorrência registrada na 106ª DP
A partir de uma denúncia de crime ambiental feita ao programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177), policiais militares do Comando de Polícia Ambiental, estiveram nesta segunda-feira (11) em Petrópolis, na região serrana, onde identificaram indícios de construção irregular e desmatamento no distrito da Posse.
Segundo a equipe lotada na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual dos Três Picos, em cumprimento a ordem de policiamento e deslocamento pela Estrada do Brejal, observaram uma construção, com dois bangalôs de 40 metros quadrados cada um, além de um arruamento de 500 metros entrando pela vegetação, degradando cerca de 3 mil metros quadrados de área. Durante a fiscalização, os policiais da 5ª UPAm não localizaram nenhuma placa indicativa de licenciamento, e a pessoa que estava no local, ao fazer contato com o patrão, não apresentou nenhuma documentação pertinente. Diante dos fatos, os policiais militares se deslocaram à 106ª DP, com o funcionário e dois advogados, onde a autoridade policial gerou um auto de constatação e solicitou perícia para o local.
Dados do programa Linha Verde mostram que houve aumento de 25% no número de denúncias de crimes ambientais no município de Petrópolis. Desde o início do ano, foram realizadas 527 denúncias, contra 420 em todo o ano passado.
Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia ( www.disquedenuncia.org.br ) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook ( www.facebook.com/linhaverdedd ).
Veja também: