Edição anterior (3837):
quinta-feira, 17 de abril de 2025


Capa 3837

Uso de cosméticos naturais é benéfico para a saúde feminina

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação


Bruna Nazareth

A saúde e o bem-estar sempre foram temas em destaque no universo feminino. São inúmeros os cosméticos disponíveis para cuidar do cabelo, do rosto, das unhas e de outras partes do corpo. E quando o assunto é cuidado com a pele, esses produtos acabam fazendo parte da rotina desde cedo, auxiliando no combate da acne, na hidratação, na melhora da textura da pele, na proteção e na prevenção do envelhecimento. Basta abrir uma necessaire ou um armário para encontrar o verdadeiro universo de cosméticos femininos, muitos deles de origem convencional.

Contudo, nos últimos anos, muitas mulheres têm buscado alternativas mais naturais e sustentáveis, para reduzir o uso de substâncias químicas agressivas na pele. Nesse cenário, os cosméticos naturais vêm ganhando destaque como uma escolha cada vez mais consciente e promissora.

Compostos por ingredientes de origem natural, como plantas, óleos e extratos vegetais, esses produtos se diferenciam dos orgânicos e dos veganos, embora muitas vezes sejam confundidos. Os cosméticos orgânicos são formulados com ingredientes cultivados sem o uso de agrotóxicos ou fertilizantes químicos. Já os veganos não contém ingredientes de origem animal e não são testados em animais, mas isso não significa que sejam naturais, muitos dos seus componentes podem ser sintéticos, ou seja, feitos em laboratório.

Natalia Andrello, especialista em beleza cosmética CMO da Orgânico Natural, esclarece que os cosméticos naturais trazem diversos benefícios para a saúde da pele feminina, ajudando a manter o equilíbrio da pele e proporcionando nutrição sem agredir. Esses produtos podem estimular a regeneração celular, prevenir o envelhecimento precoce e oferecem ativos ricos em vitaminas e antioxidantes.

“Na hora de escolher um cosmético natural de verdade, é importante conferir os ingredientes no rótulo, quanto mais nomes de origem vegetal, melhor e evitar componentes como parabenos, alumínio, triclosan, sulfatos  e silicones. Selos de certificações, como o IBD, também ajudam bastante, eles garantem que o produto passou por processos rigorosos para ser considerado natural”

De acordo com a especialista, as peles sensíveis, alérgicas ou com tendência a dermatites costumam se beneficiar bastante dos cosméticos naturais, justamente por evitarem substâncias agressivas. Além disso, peles com acne ou que passaram por procedimentos dermatológicos também podem encontrar nesses produtos uma alternativa mais gentil e segura.

“Eles não contêm ativos agressivos que “maquiam” os efeitos de forma imediata, em vez disso, eles estimulam os processos naturais. Dessa forma, os resultados podem demorar um pouco mais para aparecer, mas tendem a ser mais duradouros e realmente tratar a causa, não apenas o sintoma”, ressalta.

Ao cuidar da pele com cosméticos naturais é comum cometer alguns erros na busca por resultados imediatos, o que, muitas das vezes, pode causar mais prejuízos do que benefícios. Sendo assim, é importante destacar que esses produtos se diferenciam dos convencionais por apresentarem uma ação mais gradual e profunda, já que atuam de forma contínua e respeitosa ao ciclo natural da pele.

“Um erro comum é esperar o mesmo efeito imediato dos produtos convencionais, que muitas vezes mascaram os problemas da pele ao invés de tratá-los. Outro ponto é misturar muitos produtos ao mesmo tempo, o que dificulta identificar o que realmente está funcionando. O ideal é introduzir os cosméticos naturais aos poucos, observando como a pele responde a cada um”, conclui Andrello.

Edição anterior (3837):
quinta-feira, 17 de abril de 2025


Capa 3837

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral