Município aplicou 13.847 doses em crianças entre março de 2024 e janeiro de 2025
Por Larissa Martins
A partir de agora, a vacina contra a influenza passa a integrar a rotina de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS), beneficiando crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e idosos (a partir de 60 anos). Com isso, a proteção para esses públicos se torna permanente.
Entre março de 2024 e janeiro de 2025, foram aplicadas 46.907 doses da vacina contra a influenza em Petrópolis. A Secretaria Municipal de Saúde informou que os idosos receberam 32.588 doses, as crianças 13.847 e as gestantes 472.
“O município aguarda as orientações do Ministério da Saúde”, informou a pasta.
A partir da segunda quinzena de março, a vacinação contra a influenza estará disponível em todas as salas de vacina, não se restringindo mais às campanhas sazonais. Outros grupos seguirão recebendo o imunizante por meio de estratégias especiais, incluindo profissionais da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências, entre outros.
Rotavírus e poliomielite
Além da inclusão da vacina contra a gripe no calendário, outras mudanças foram adotadas para 2025, como a ampliação do período para aplicação da vacina contra rotavírus e a substituição das doses de reforço da vacina oral contra a poliomielite por uma dose inativada.
No combate à poliomielite, o esquema vacinal e o reforço passam a ser exclusivamente com a vacina inativada (VIP), que é injetável. Já a vacina contra o rotavírus teve o período de aplicação ampliado: agora, a primeira dose, indicada aos dois meses de idade, pode ser administrada até os 11 meses e 29 dias; enquanto a segunda dose, indicada aos quatro meses, poderá ser aplicada até os 23 meses e 29 dias.
Em relação às doses de rotavírus, foram aplicadas 4.945 em 2024 e, até o momento, 836 em 2025. Já a vacina contra a poliomielite registrou 12.445 doses aplicadas em 2024 e 2.191 doses até o momento em 2025.
Veja também: