Vinícius Andrade
Na noite desta quinta-feira (11), Botafogo e Vasco se enfrentaram no Nilton Santos, em partida válida pelas quartas de final da Copa do Brasil. O primeiro jogo, realizado no dia 27/08, terminou em 1 a 1.
A partida começou com pressão do Botafogo, que tentava usar o fator casa para abrir o placar o mais cedo possível e controlar o jogo. Mas foi o Vasco quem conseguiu o primeiro gol. Após bela cobrança de falta de Philippe Coutinho, o português Nuno Moreira aproveitou o rebote dado por Neto e completou para o gol. A partir disso, o jogo virou para o lado do Botafogo, que passou a ter mais posse de bola e a estar cada vez mais presente no campo de ataque. Aos 40 minutos, Joaquín Correa recebeu um belo passe em profundidade, nas costas da defesa, e foi derrubado por Léo Jardim. Pênalti para o Botafogo. Alex Telles cobrou e igualou o placar.
O segundo tempo foi de dominância do Botafogo. A equipe ficava mais com a bola e estava mais presente no campo de ataque. O Vasco, por sua vez, explorava com contra-ataques nos espaços cedidos pela defesa alvinegra. Ambas as equipes tentavam criar oportunidades para marcar o segundo gol. Coutinho desperdiçou duas boas chances dentro da área do Botafogo. Matheus Martins e Barboza quase colocaram o Botafogo à frente no placar. Porém, a partida se encerrou empatada, e a decisão foi para os pênaltis.
Nas penalidades, o goleiro do Vasco foi o herói. Defendeu a primeira cobrança do Botafogo, batida por Alex Telles - o mesmo que havia empatado o jogo, também de pênalti, no primeiro tempo. O último pênalti do Vasco foi cobrado pelo zagueiro Robert Renan, que bateu firme e colocou o time na semifinal da Copa do Brasil.