Emanuelle Loli - estagiária
Moradores da Rua Kopke, no bairro Duchas, reclamam da falta de poda da vegetação que está atingindo os fios da rede elétrica. De acordo com relatos, não é a primeira vez que galhos e árvores avançam sobre os fios de alta tensão, provocando oscilações, quedas de energia e demora no restabelecimento do serviço.
Os moradores destacam que o problema não é de hoje. Em 2023, um episódio semelhante ocorreu, mas, após denúncia publicada pelo Diário, a poda foi realizada após alguns dias. No entanto, anos depois, a situação voltou a se repetir.
“Agora, em 2025, a situação volta a nos assolar, com a necessidade de se efetuar a poda corretiva da vegetação, que mais uma vez avança e cobre os fios de alta tensão. A situação vem causando cotidianamente queda no fornecimento de energia e por vezes, a maioria, substancial demora no restabelecimento na entrega de energia”, disse um morador que preferiu não se identificar.
A Enel Rio informa que a execução de podas é de responsabilidade da prefeitura, e a distribuidora atua quando a vegetação está próxima à rede. As podas preventivas são constantes, e para a Região Serrana, estão previstas, até o fim do ano, mais de 57 mil podas preventivas.
Veja também: