Lucas Klin - especial para o Diário
Em 2020, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizou obras de manutenção na Estrada União Indústria, no trecho entre Retiro e Pedro do Rio. As obras incluíram a construção de calçadas, substituindo o antigo acostamento precário, que foi inicialmente comemorado pelos pedestres.
No entanto, a situação mudou quando motocicletas, caminhões e carros começaram a utilizar essas calçadas como estacionamento. Atualmente, caminhar por essas áreas se tornou perigoso. Pedestres relataram que precisam andar pela via, pois as calçadas estão ocupadas por veículos, aumentando risco de atropelamento e acidentes. Além disso, os veículos frequentemente circulam em alta velocidade pela estrada, muitas vezes passando rente aos pedestres, por conta da ocupação das calçadas.
A questão levantada pelos moradores é se o antigo acostamento foi realmente transformado em calçada para pedestres ou se foi designado para estacionamento de veículos. A falta de segurança e a invasão das calçadas por veículos têm gerado uma disputa desleal por espaço público, afetando a mobilidade e a segurança dos pedestres em Itaipava.
O antigo acostamento foi transformado em calçada para pedestres ou foi designado para estacionamento de veículos? Pedestres sofrem com esta situação e não podem mais caminhar em paz e segurança pelas "calçadas invadidas" em Itaipava. Afinal, a quem pertence este espaço?, relatou um morador da região.
A situação evidencia a necessidade de uma fiscalização mais rigorosa e de medidas que garantam a segurança dos transeuntes, permitindo que possam caminhar em paz e segurança pelas calçadas.
Em nota oficial para o Diário a CPTrans respondeu:
O estacionamento irregular é uma das principais irregularidades cometidas no trânsito e que mais atrapalham o funcionamento do transporte público. A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) realiza fiscalizações diariamente, em toda a cidade, para coibir a prática ilegal, com a utilização do reboque nas operações contra o estacionamento irregular. É importante que os motoristas sejam conscientes e não estacionem em locais proibidos.A CPTrans também usa a tecnologia das câmeras do Cimop para o videomonitoramento de trânsito.Placas indicam os locais onde há o videomonitoramento, que neste primeiro momento têm como foco coibir o estacionamento irregular.
Veja também: