Edição anterior (3907):
quarta-feira, 18 de junho de 2025


Capa 3907

Veja o que abre e o que fecha no feriado de Corpus Christi em Petrópolis

Comércio está autorizado a funcionar; Mercados funcionarão normalmente; Bancos, correios e agência do INSS não irão funcionar no feriado

Foto: Alcir Aglio
Foto: Alcir Aglio

Emanuelle Loli - estagiária

Quinta-feira (19) é feriado de Corpus Christi e na sexta (20) a prefeitura decretou ponto facultativo para o funcionalismo municipal. Também por conta do feriado, alguns estabelecimentos terão seu horário de funcionamento alterado ou até mesmo deixarão de funcionar. Bancos, por exemplo, não irão funcionar enquanto os mercados vão abrir normalmente. O comércio também está autorizado a abrir as portas.

Confira a seguir os horários de funcionamento dos estabelecimentos:

Comércio

Segundo o Sicomércio de Petrópolis, o comércio está autorizado a funcionar no feriado de Corpus Christi, no dia 19 de junho e também no dia 29 de junho, Dia do Colono. No entanto, os empresários que desejarem abrir os seus negócios deverão homologar o termo de funcionamento nos dois sindicatos da categoria, Sicomércio (patronal) e dos Empregados no Comércio.

A homologação do termo de funcionamento para o feriado de Corpus Christi poderá ser feita até esta quarta-feira (18), às 16h, no Sicomércio Petrópolis ( Rua Irmãos D'Ângelo, nº 48, coberturas 04, 05 e 06) e para o feriado do Dia do Colono, o Sicomércio pede que os termos sejam homologados o mais breve possível, com data limite para o dia 27.

Turismo

Entre os atrativos turísticos que estarão abertos, destacam-se:

  • Museu Casa de Santos Dumont: 19 a 22 de junho, das 10h às 17h
  • Museu Casa do Colono: 19 a 22 de junho, das 9h às 16h
  • Palácio de Cristal: 19 a 22 de junho, das 9h às 17h
  • Museu Imperial: 19 a 22 de junho das 10h às 18h (Entrada até 17h15 com o fechamento da bilheteria às 17h).
  • Catedral: 19 de junho - missa às 8h às 15h e 19h; Procissão depois da missa das 15h; 20 de junho, das 9h às 17h; 21 de junho, das 9h às 17h; 22 de junho, das 13h às 16h.
  • Trono de Fátima: 19 a 22 de junho, das 9h às 18h
  • Centro de Cultura Raul de Leoni: 19 a 22 de junho - fechado

Os polos de moda

  • Bingen, as lojas abrem de forma facultativa
  • Rua 16 de Março e na Rua Teresa, as lojas abrem de forma facultativa
  • Feirinha de Itaipava: de 19 a 22 de junho, das 10h às 19h

Emergência e Urgência

As unidades de urgência e emergência - UPAS de Cascatinha, Centro e Itaipava; Hospital Alcides Carneiro (HAC); Hospital Municipal Nelson de Sá Earp (HMNSE); Pronto-Socorro do Alto da Serra e Serviços de Pronto Atendimento (SPAS) de Pedro do Rio e Posse - funcionarão normalmente.

Repartições públicas

As repartições públicas do município estarão fechadas nos dias 19 e 20 de junho, assim como os postos de saúde e escolas da rede municipal.

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que as agências bancárias não estarão abertas para atendimento presencial ao público no dia 19/06, quinta-feira, dedicado ao Corpus Christi. As compensações bancárias não serão efetivadas neste dia, incluindo a TED.

O PIX, que funciona 24 horas todos os dias e feriados, poderá ser feito normalmente.

Na sexta-feira, 20/06, o atendimento ao público segue normalmente nas localidades onde não há feriado estadual ou municipal ou há ponto facultativo.

Boletos de cobrança e contas de consumo (água, energia, telefone, entre outros) com vencimento em 19/06 poderão ser pagos no dia útil seguinte, nas localidades onde não há feriado. O sábado não é considerado dia útil e, por essa razão,  não há liquidação financeira.

Já no caso dos tributos e impostos, caso vençam nos dias em que não há compensação bancária, é necessário que o pagamento seja antecipado, para evitar a incidência de juros e multa.

Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Correios

No feriado de Corpus Christi (19), não haverá atendimento nas agências dos Correios. As atividades retornam no dia útil seguinte, sexta-feira (20).

Durante o ponto facultativo, a Central de Atendimento estará disponível somente por meio canais automatizados:

Chat com a atendente virtual Carol https://www.correios.com.br/ ;
Fale Conosco https://faleconosco.correios.com.br/faleconosco/app/index.php ;
Autoatendimento 0800-725-7282, 0800-725-0100 e 3003-0100.
Esses canais funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana. O atendimento com os operadores será retomado no próximo dia útil após o feriado, a partir das 8h.

Parques

  • Parque Cremerie: Aberto todos os dias, das 8h às 17h
  • Parque Natural Municipal Padre Quinha, na Avenida Ipiranga: Aberto todos os dias, das 8h às 17h
  • Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, em Itaipava: Aberto todos os dias, a partir das 7h.
  • Feira livre e Horto Mercado  Municipal
  • Feira Alto da Serra (domingo, 22 de junho): das 7h às 16h
  • Feira Centro (sábado, dia 21 de junho): das 7h às 16h
  • Horto Mercado Municipal em Itaipava: 19 a 21 de junho, das 8h às 15h; 22 de junho, das 8h às 13h

Mercados

Confira  o horário de funcionamento dos mercados:

  • Pão de Açúcar - As lojas do Pão de Açúcar funcionarão normalmente no feriado de Corpus Christi (19), das 7h às 22h.
  • Extra - As lojas do Extra Mercado também funcionarão em horário normal no feriado de Corpus Christi (19), das 7h às 22h.
  • Assaí Atacadista - No feriado de Corpus Christi, celebrado em 19 de junho, o Assaí Atacadista funcionará das 8h às 22h.

Enel

A Enel Distribuição Rio informa que, durante o feriado desta quinta-feira (19), manterá suas equipes operando normalmente incluindo atendentes, operadores de sistemas e subestações, eletricistas, técnicos e engenheiros, para garantir o fornecimento de energia em toda a sua área de concessão. Apenas as lojas de atendimento da concessionária estarão fechadas, sendo reabertas na sexta-feira (20), no horário normal.

Os serviços da empresa estarão disponíveis pelos canais digitais, que funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana: site da empresa www.enel.com.br , aplicativo Enel Rio (disponível para iOS e Android), WhatsApp Elena (21 99601-9608) e a Central de Relacionamento (0800 28 00 120).

INSS

O atendimento presencial do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terá mudanças no ponto facultativo de Corpus Christi. As agências da Previdência Social fecham quinta (19) e sexta (20), reabrindo normalmente a partir da próxima segunda-feira (23). Já os canais remotos funcionam normalmente.

Pelo principal canal de atendimento, que é o Meu INSS (site gov.br/meuinss ou aplicativo para celulares), é possível fazer quase tudo o que o Instituto oferece: dar entrada em serviços e benefícios, simular aposentadoria, consultar dados de pagamento, acompanhar processos, emitir extratos, cumprir exigências e agendar atendimento presencial.

Para quem não tem acesso ou facilidade com a internet, a alternativa é a Central Telefônica 135. A central faz atendimento humano de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília), e atendimento eletrônico 24 horas por dia. A ligação é gratuita.

Edição anterior (3907):
quarta-feira, 18 de junho de 2025


Capa 3907

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral