Edição anterior (4010):
sexta-feira, 19 de setembro de 2025


Capa 4010

Venda de ingressos para apresentação do Duo Respiro entra na reta final para Casa de Petrópolis

Com data próxima em 27 de setembro às 19 horas, os ingressos continuam acessíveis na bilheteria. A apresentação reúne a voz sem letra de Stephanie Borgani e o piano de Luis Chamis

Foto: André Chamis
Foto: André Chamis

Faltam poucos dias para a apresentação. O Duo Respiro sobe ao palco em 27 de setembro às 19 horas e os ingressos ainda podem ser comprados na bilheteria da Casa de Petrópolis. Formado por Stephanie Borgani na voz instrumental e Luis Chamis ao piano. O concerto reúne composições autorais presentes nos EPs Respiro Vol. 1 e Respiro Vol. 2 e releituras de repertório brasileiro. Ainda há ingressos à venda na Casa e a lotação é limitada.

Criado em 2021 em São Paulo, o duo desenvolve uma linguagem em que a voz sem letra e o piano compartilham a condução musical. O projeto já circulou por palcos no Brasil e no exterior, com passagens pela Oficina de Música de Curitiba, unidades do Sesc em São Paulo, o espaço Casinha do Núcleo do pianista Benjamin Taubkin com participação de Tatiana Parra e a casa Dizzy’s em San Diego. A presença de Stephanie e Luis na cena instrumental também é marcada por representatividade. Ambos integram a comunidade LGBTQIA+. Luis é artista transmasculino e foi a primeira pessoa trans a se apresentar no programa Instrumental Sesc Brasil.

O repertório do concerto parte dos dois EPs lançados em 2023 e inclui arranjos para obras de autores como Tom Jobim e Johnny Alf. O enfoque está no diálogo entre os instrumentos, no uso do silêncio e na escuta como elemento estrutural. Para o público, a proposta é acompanhar texturas que se constroem em tempo real, do gesto melódico às tramas harmônicas.

A apresentação reforça a circulação de música instrumental na cidade e aproxima novos ouvintes da Casa de Petrópolis. Com capacidade reduzida, a orientação é garantir o ingresso com antecedência.  A produção é da Abstrata Produções, sob a curadoria de Natalia Azevedo.


Sobre os artistas

Stephanie Borgani é vocalista e compositora. Atua com a voz sem letra e a improvisação como eixo do trabalho na música instrumental. Já se apresentou com Salomão Soares, André Marques, Gaia Wilmer, Teco Cardoso, Tatiana Parra, Maria Schneider dos Estados Unidos e Antonio Sánchez do México. Como compositora, foi finalista do prêmio TOCA em 2023. É mestra em canto pela New England Conservatory nos Estados Unidos. Leciona na Faculdade Souza Lima Berklee em São Paulo e desenvolve projetos autorais no Brasil e nos Estados Unidos.
Luis Chamis é artista transmasculino, pianista, compositor e educador.

Acompanhou nomes como João Donato, João Bosco, Mônica Salmaso, Teco Cardoso, Chico Pinheiro, Tatiana Parra, Paula Lima, Toninho Ferragutti, Ted Nash dos Estados Unidos e Varijashree Venugopal da Índia. Apresentou se em festivais como Ilhabela in Jazz, Festival de Campos do Jordão, MIA Instrumental, Oficina de Curitiba, além de eventos internacionais como Jazz à Vienne e Django Reinhardt Festival na França e Jazz a la Calle no Uruguai. É educador no Sesc Consolação, onde codirige o projeto pedagógico artístico Vozes Trans, primeiro coral trans de São Paulo.


Serviço
Duo Respiro na Casa de Petrópolis Instituto de Cultura
Data: 27 de setembro de 2025
Horário: 19 horas
Local: Avenida Ipiranga 716 - Centro Histórico - Petrópolis
Ingressos R$ 30 inteira e R$ 15 meia entrada; venda presencial na Casa de Petrópolis
Informações contato@culturacasadepetropolis.com.br e Instagram @culturacasadepetropolis

Edição anterior (4010):
sexta-feira, 19 de setembro de 2025


Capa 4010

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral