Evento reúne pesquisadores, professores e mais de 200 alunos na UERJ-Petrópolis para discutir soluções e desafios da mobilidade urbana e no transporte na cidade
Ascom Julia Casamasso
No dia 21 de maio, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em Petrópolis, foi realizado encontro para discutir a situação do transporte público e da mobilidade urbana na cidade. O evento foi conduzido pela vereadora Júlia Casamasso, pela presidente do centro acadêmico Yasmin do Rosário, e pelo arquiteto urbanista e assessor do mandato da vereadora, Lorran Kasesky. Também participaram da mesa de debate os pesquisadores André Paiva, arquiteto, urbanista e pesquisador de mobilidade urbana. Membro do Coletivo Meio e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da FAU-UFRJ e Filipe Ungaro Marino arquiteto e urbanista, doutor em urbanismo e especialista no tema da mobilidade urbana e mobilidade ativa.
O encontro aconteceu de forma híbrida, com a participação de mais de 200 alunos, e teve como principal objetivo construir um diagnóstico sobre os desafios do transporte público e da mobilidade urbana, além de propor soluções para esses problemas. A vereadora Júlia Casamasso enfatizou a importância de repensar o modelo atual de transporte. "Infelizmente, a lógica aplicada em nosso município é a do lucro, que vê o transporte como mercadoria e a população como cliente das empresas. Enquanto não entendermos que transporte público é um direito, não avançaremos para discutir novas maneiras de custear o transporte e estruturar a mobilidade urbana", afirmou a vereadora.
A discussão também abordou a mobilidade sustentável e os problemas do modelo centrado no carro que vigora em Petrópolis, incluindo engarrafamentos, mortes no trânsito, limitação na adaptação à crise climática e intensificação da desigualdade racial. Foi destacada a necessidade de transparência nos contratos e a importância de um transporte público verdadeiramente público, essencial para evitar práticas inadequadas e garantir um serviço de qualidade. Além das discussões, foram apresentados dados atualizados sobre a variação da frota e das tarifas, e ressaltados os problemas do modelo tarifário atual. A notícia da chegada de novos ônibus via PAC também foi debatida, com a preocupação de que, sem mudanças na lógica de operação, essa não seja uma boa notícia para o serviço.
A vereadora Júlia Casamasso também destacou as iniciativas de seu mandato em prol da melhoria do transporte público. "Fizemos mandado de segurança para barrar o aumento da passagem, fiscalizamos rigorosamente diversos ônibus e garagens, e fizemos representação ao Ministério Público sobre a situação dos ônibus que foram colocados para circular em situação de emergência. Solicitamos diversas vezes que o executivo faça intervenção nas empresas Cascatinha e Petro Ita, e solicitamos a abertura de uma comissão mista para acompanhar a execução do PAC de 241 milhões. Esse dinheiro não pode ser repassado para as empresas privadas. Precisamos avançar para um transporte verdadeiramente público", concluiu a vereadora.
O evento ressaltou a urgência de uma transformação no modelo de mobilidade urbana e transporte público em Petrópolis. A vereadora reiterou seu compromisso contínuo em promover políticas públicas e liderar iniciativas para a construção desse novo paradigma.
Veja também: