Guia de turismo dá dicas para economizar no passeio
Jaqueline Gomes
“Está decidido, vamos viajar para fora do país! Mas, será que o dinheiro vai dar?”. Esse é o sonho de muitos brasileiros, mas, que nem sempre se torna realidade por falta de planejamento. Para ajudar a arrumar as malas e partir para a aventura, o guia de turismo Alex Vidal dá dicas para uma viagem maravilhosa que caiba no bolso.
“A primeira dica é comprar as passagens e fazer reservas em hotéis ou Airbnb com bastante antecedência, isso faz com que os preços sejam bem mais em conta. Porém, utilize sites confiáveis e não acredite em valores muito abaixo do normal, pode ser golpe!”, orienta Alex.
Outra questão importante é sobre bagagens. “Em viagens internacionais, é crucial verificar as políticas de bagagem da companhia aérea, pois as regras podem variar entre as companhias. Geralmente, a bagagem de mão tem limites de peso (10kg em média) e tamanho (55x35x25 cm). A bagagem despachada (no porão do avião) tem limites de peso (até 23kg, podendo variar por classe) e tamanho (até 158 cm lineares, dependendo da companhia), essa é cobrada, também de acordo com cada companhia”, explica o guia.
Alex também aconselha a fazer pesquisas dos passeios que quer realizar e também reservar antes. “Chegando ao destino, procurei informações sobre transporte público e veja também se os locais são próximos para ir caminhando, assim você acaba curtindo ainda mais o passeio. Uma dica importante: em qualquer lugar do mundo, fique atento às bolsas e celulares para não ser furtado”, recomenda.
Uma boa notícia para os viajantes: depois de uma alta em janeiro, o preço das passagens aéreas teve uma queda 20,42%, em fevereiro, de acordo com o IBGE. No entanto, os valores continuam altos, muito ainda por conta do período da pandemia que desestabilizou o país.
É bom ficar atento também para a fusão das empresas Azul e Gol. Caso se concretize, a nova empresa concentrará 60% do mercado aéreo no país. O Governo Federal acredita que com isso os preços possam baixar, mas, deve ficar de olho para que não subam, já que a empresa vai ser a maior do mercado.
Veja também: