Demétrio do Carmo - Especial para o Diário
Conhecido pela forte produção agrícola - que abastece boa parte de Petrópolis e também a capital - e pelo turismo ecológico, o bairro Santa Isabel, no Caxambu, enfrenta sérios problemas de infraestrutura. A localidade abriga importantes mananciais e é responsável por parcela significativa do abastecimento de água do município.
A principal reclamação parte dos próprios produtores rurais, que relatam dificuldades para escoar a produção. Praticamente toda a extensão das vias apresenta má conservação, com buracos que se espalham desde o início das ruas Francisco Peixoto da Costa e José de Almeida Amado - as principais da região - até vias secundárias.
Segundo os moradores, a precariedade das estradas tem provocado prejuízos constantes. “A situação está crítica e aumenta muito o desgaste dos veículos usados no transporte, como caminhões e caminhonetes. Pneus e amortecedores precisam ser trocados com frequência, porque trafegamos com carga pesada. Pela importância da região, merecíamos mais atenção das autoridades”, afirmou um produtor.
A Estrada do Caxambu, que dá acesso aos bairros Bela Vista e Itamarati, também apresenta problemas estruturais e se torna praticamente intransitável em períodos de chuva. “Nosso medo é ficarmos totalmente isolados por causa das chuvas de verão, que seguem até o fim de março”, completou.
Com as precipitações registradas neste mês, alguns buracos aumentaram de tamanho e se transformaram em crateras, agravando ainda mais a situação. O transporte público também tem sido impactado, especialmente em relação à manutenção dos veículos. “O desgaste é grande e é inevitável que algum ônibus quebre. Como estamos longe do Centro, acabamos perdendo horas do dia”, relatou uma moradora.
A Prefeitura de Petrópolis informou que as chuvas das últimas semanas tem prejudicado a condição de várias ruas da cidade, assim como atrapalham a sequência do serviço de manutenção viária. Ainda assim, a Secretaria de Obras já atendeu 41 ruas de 16 bairros com aplicação de asfalto neste ano, entre elas, a Bartolomeu Sodré e a João Caetano, ambas no Caxambu. Os locais citados já estão incluídos na programação de serviços do Departamento de Manutenção Viária.
Veja também: